Conheça o Rico | Abra sua conta | Contato | RSS

sexta-feira, 10 de maio de 2013



A Bolsa no gogó

Conheça a história da Bolsa de Valores




Pra muita gente, quando se fala em Bolsa de Valores a primeira imagem que ainda vem à cabeça é a de investidores aglomerados gritando em um enorme telefone sem fio. Até o final dos anos 90, as operações por meio do Pregão Viva-Voz eram negociadas no próprio espaço físico da Bovespa no centro de São Paulo.

Mais do que uma rotina na Bolsa, o tumulto era tido como um ritual, onde fazer operações aos berros e “sangue nos olhos” era questão de honra e reputação. O grito fazia parte daquele cotidiano, sendo fator decisivo para fechar negócio e imprescindível na hora de extravasar a alegria de um ganho.

Lá pelo final dos anos 90, foi implantado um novo sistema de negociação eletrônica na Bovespa - o home broker. Aos poucos, a "rotina de pregoeiro" foi deixando de fazer parte do dia a dia do investidor. Os gritos comemorativos foram substituídos pelo vibrar silencioso e individual dentro do próprio lar.

Já imaginou como deveria ser tudo isso? O professor do Trade ao Vivo, Rogério Araújo, trabalhou durante anos na loucura do pregão viva voz até o seu final quando foi substituído pelo home broker.

Assista ao vídeo em que ele volta à Bolsa para contar como era o seu dia a dia.